top of page

Confira clicando AQUI as gravações dos eventos

PROJETO TRAGÉDIA DOS COMUNS: Ciclos de Palestras 

 A tragédia dos comuns (também denominada tragédia dos bens comuns) é uma situação em que indivíduos agindo de forma independente e racionalmente de acordo com seus próprios interesses comportam-se em contrariedade aos melhores interesses de uma comunidade, esgotando algum recurso comum. A hipótese levantada pela "tragédia dos comuns" declara que o livre acesso e a demanda irrestrita de um recurso finito termina por condenar estruturalmente o recurso por conta de sua superexploração. Este conceito foi baseado originalmente em um ensaio escrito pelo matemático e economista William Forster Lloyd sobre posse comunal da terra em aldeias medievais, muito embora tenha sido popularizado pelo ecologista Garrett Hardin no ensaio "The Tragedy of the Commons", publicado em 1968 na revista Science.

https://science.sciencemag.org/content/162/3859/1243

 Conceitos norteadores dos ciclos A Tragédia dos Comuns Hoje:


 A gestão dos bens e recursos comuns é constantemente alvo de debate sobre como e por quem deve ser realizada, se o melhor gerenciamento é através de um Estado mais atuante, de um mercado com maior liberdade ou de uma cooperação entre indivíduos de uma comunidade. A fim de esclarecer esta questão, Garrett Hardin publicou em 1968 na revista Science um estudo chamado “A Tragédia dos Comuns”, que assume como solução da má gestão de recursos comuns e esgotáveis apenas duas alternativas: a gestão Estatal ou a gestão do mercado. Hardin promoveu discussões sobre os recursos esgotáveis que se mostraram pertinentes tanto para as áreas da gestão quanto da economia e políticas públicas, entre outras. Entre as décadas de 1980 e 1990 a economista Elinor Östrom publica suas obras referentes ao que chama de “Governo dos Comuns”, esta teoria traz uma alternativa a de Garrett Hardin e suas soluções restritas ao Estado e ao mercado, que seria a cooperação entre os indivíduos de uma comunidade na gerência de recursos comuns. Com o propósito de estimular um diálogo sobre estas questões e de discutir o papel dos atores da sociedade na preservação dos recursos comuns, o Grupo de Pesquisa Uergs/CNPq Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento e o Programa de Pós Graduação Ambiente e Sustentabilidade promove desde 2018 os ciclos de palestras e debates A Tragédia dos Comuns Hoje. Ao longo de suas 4 edições, os ciclos foram incorporando cada vez mais tópicos e campos de análise, ampliando suas discussões para além das políticas públicas, porém sempre contado com a importância delas para o desenvolvimento sustentável.


 A Tragédia dos Comuns Hoje: Seu Legado no Desenvolvimento de Políticas Públicas (1ª edição, 2018)


 Inaugurado em 23 de maio de 2018, a primeira edição do ciclo de eventos tinha como temática o legado da Tragédia dos Comuns e do Governo dos Comuns no desenvolvimento de políticas públicas. Celebrando os 50 anos da publicação de Garret Hardin, foram realizados cinco encontros no auditório do campus da Uergs em Porto Alegre, que fomentaram as discussões da gestão dos bens e recursos comuns na comunidade acadêmica com os princípios presentes nas obras de Hardin e Östrom e através das abordagens do desenvolvimento regional, da gestão do espaço urbano, economia circular e da inteligência geoespacial.


 Já no primeiro ciclo constatou-se como a sustentabilidade é um assunto pertinente a muitos setores e competente a todos os atores da sociedade, Estado e iniciativa privada. Foi avaliado como os conceitos de gestão da Tragédia dos Comuns estão presentes em muitas políticas públicas e verificou-se também que a obra de Elinor Östrom traz ensinamentos importantes para a elaboração destas políticas, atendendo melhor a demanda das populações regionais e globais e incentivando um mercado sustentável. Por fim, a economia circular surgiu como uma abordagem a ser fomentada para solucionar os minimizar os problemas socioambientais enfrentados atualmente devido seus preceitos de mitigação de externalidade negativas geradas pelas atividades humanas.


 A Tragédia dos Comuns Hoje: Tragédia dos Comuns ou Não Comuns? (2ª edição, 2019)


 Retomando os conceitos do evento do último ano, o ciclo de palestras e debates retorna com suas discussões voltadas para três áreas mais específicas: a gestão dos resíduos sólidos, a mobilidade urbana e as tecnologias no setor público. Composto por três encontros, sendo um deles realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF, a edição aprofundou o debate sob a ótica da Economia Circular nos dois primeiros temas. Através dela pode-se verificar como ela vem para auxiliar as políticas públicas e o mercado (principalmente do plástico) a reduzir seus impactos negativos tanto na natureza quanto na sociedade, fomentando a inovação e promovendo uma cadeia de produção e formas de mobilidade mais limpas e sustentáveis.


 O último encontro, sobre tecnologias no setor público, foi debatido como a informação também é tanto um bem quanto um recurso comum, uma vez que reflete o que está acontecendo em tempo real em diversos campos e esferas da sociedades, a nível coletivo e individual, tornando-se assim uma ferramenta e produto pertinente à todos. Isto aliado aos outros temas dos eventos evidenciou ainda mais como a teoria de Hardin está presente nas mais diversas áreas e também como os estudos de Elinor Östrom são importantes para o estudo e elaboração de políticas públicas, uma vez que traz luz pra uma das questões mais importantes atualmente: a cooperação e colaboração na gestão destes recursos e bens.


 A Tragédia dos Comuns Hoje: Tragédias Urbanas e Cidades Sustentáveis (3ª edição, 2020) e 1º Mostra Científica Cidades e Sustentabilidade


 Em 2020 o ciclo de palestras e debates trouxe para o centro de suas discussões um tema que já estava permeando os seus eventos anteriores, as políticas de gestão urbana. Neste ano, em razão do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o evento foi inteiramente transmitido ao vivo pela página do Grupo de Pesquisas no Facebook. Foram 3 encontros que acumularam 10 mil visualizações, contando com o público de sua transmissão e dos que visualizaram os vídeos disponibilizados na página.
 

 Nesta edição buscou-se mostrar como o âmbito municipal é um campo de extrema importância para as políticas socioambientais e econômicas, uma vez que é a esfera mais próxima da população e do território de sua gestão. Os tópicos Mobilidade Urbana e Gestão dos Resíduos Sólidos são novamente discutidos, desta vez trabalhados sob o espectro dos municípios e suas contribuições para o desenvolvimento regional, tanto como indicadores quanto catalizadores deste, juntamente com o debate sobre Educação Ambiental como elemento chave para as políticas socioambientais.


 Por fim, o encerramento do ciclo de 2020 contou com a apresentação dos 3 trabalhos melhores avaliados da 1º Mostra Científica Cidades e Sustentabilidade. A mostra reuniu estudos em formato de resumos expandidos de diversas áreas como a administração pública, engenharia de energia, sociologia, entre outros, para a publicação de um e-book com 20 trabalhos selecionados e mais 8 capítulos exclusivos de convidados sobre políticas públicas sustentáveis. O e-book será lançado no 2º evento do 4º Ciclo de Palestras e Debates A Tragédia dos Comuns Hoje, em 25 de junho de 2021.

 A Tragédia dos Comuns Hoje (4ª edição, 2021) e 2º Mostra Científica Cidades e Sustentabilidade
 

Dando seguimento com a fórmula de 2021, o 4º ciclo de debates e 2ª mostra científica terão foco nos métodos de incentivo da sustentabilidade na esfera municipal. Utilizando como base teórica a Tragédia dos Comuns (Hardin) e o Governo dos Comuns (Östrom), estudos que se provam cada vez mais pertinentes no desenvolvimento de políticas públicas, a ação de extensão visa promover a discussão de como os impactos negativos da atividade humana no ambiente podem ser mitigados sem comprometer o desenvolvimento econômico e humano, principalmente nos centros urbanos.

Confira aqui as gravações das transmissões ao vivo:

0001.jpg
TCH3-3.png

2020

2020

Âncora 1

2021

TCH4 21-04-29 instagram post.png

2021

TCH4 - 06-25.png

2021

Flyer TCH4 - 1709 2 1-2.png

2021

TCH4-4.jpg

2022

279053870_1913170072213456_2165099733849835773_n.jpg

2023

Demais gravações de eventos realizados:

Mostra Científica Cidades e Sustentabilidade

WhatsApp Image 2022-12-01 at 9.36.20 AM.jpeg

Turismo Rural Sustentável como Política Pública de Desenvolvimento (2021)

folder 1.png
Folder 2.png
242698544_1759428987587566_4195612408247150494_n.jpg
1.png
2.png
3.png
7 (1).png
MBU - Pelotas.png
309418606_469096571908006_824197114058920713_n.jpg
Preto e Branco Skyline
bottom of page